14 janeiro 2013


Como começar a fazer Mosaico com Azulejos e Pastilhas - Parte I



Olá a todos! Hoje neste post vou falar um pouquinho sobre mosaico. Até agosto do ano passado não conhecia a arte do mosaico. Nunca tinha sequer reparado em nenhuma peça de mosaico na vida, mesmo tendo comprado um vaso com esta técnica, porque eu simplesmente o achei lindo.


Muita gente associa a arte do mosaico àqueles caquinhos de azulejo no quintal daquelas casas antigas, mas mosaico não é só isso.  Fazer mosaico na verdade é como pintar ou revestir peças com azulejos, cerâmicas, pedras, vidro, ou outros materiais que não sejam papel ou plástico porque com o tempo eles ressecam e racham.

E como pintar/revestir uma peça com esses materiais? Primeiramente usando a criatividade! Tendo isso você pode tudo! Você pode misturar diferentes materiais, técnicas, e fazer uma infinidade de peças, desde peças básicas até quadros com rostos e paisagens, por exemplo. Você pode fazer mosaico em paredes, em pedras do jardim, em vasos, em quadros, em caixas de MDF, em brincos, colares e pulseiras, mesas, cadeiras, etc. 


Basta usar a criatividade e inventar, como esta peça, onde o você pode ver mais detalhes e créditos na minha página do Pinterest:


De agosto para cá, conheci o mosaico frequentando uma sala de artesanato no meu trabalho e vi naquela arte a possibilidade de poder criar e muito! Me encantei de cara e quis me aprofundar no assunto imediatamente. 


Quando comecei procurar pelos materiais, me surpreendi, pois não são todas as lojas que vendem materiais para mosaico. Segundo o que eu ouvi em várias lojas é que a procura é pouca e eles param de vender. Mas que bom que ainda existem lojas especializadas e que você pode comprar pela internet que eles entregam tudo certinho. 


Para começar a fazer mosaico, quero apresentar para vocês o material básico que você irá precisar.  


Azulejos: Azulejos para mosaico são normalmente fininhos e tem cor. Geralmente não são aqueles azulejos restos de construção, pois se forem grossos, fica difícil cortar e pode até causar tendinite. Se você decidir utilizar, tudo bem, mas lembre-se sempre de verificar se eles têm a mesma espessura para que a peça não fique desigual.




Pastilhas: Existem vários tipos de pastilhas, sendo elas de cerâmica, vidro, etc. A mais usada é a pastilha de vidro “super lisa” e não é tão cara.



Torquês corte reto: Existem vários tipos, porém para mosaico é bom o que tem uma mola, para não forçar muito a sua mão e não desperdiçar material.



Cola branca: Prefira uma cola não muito aguada e nem muito grossa.


Rejunte para azulejo: Você pode comprar pacotinhos de meio quilo e a cor será de acordo com a peça a ser feita.


Peça em MDF: Peças em MDF você usa cola branca para colar os azulejos e pastilhas e ficam ótimas quando finalizadas!


Óculos de proteção: A segurança dos seus olhos é muito importante na hora de cortar os azulejos e pastilhas. Nunca faça esse trabalho sem proteção e tenha cuidado!




Luva protetora: Eu uso uma luva de couro para manusear os azulejos, porque na hora que eles estão sendo quebrados, ficam com pontinhas muito afiadas e uma vez espetou o meu dedo e ficou uma semana doendo! Então é preciso ter cuidado e proteger-se contra estes caquinhos danados.




Esponja ou panos velhos: Usa para limpar o rejunte. Paninhos devem ser descartados após o uso para não entupir canos e tubulações ou estragar sua máquina de lavar.  Não use panos que soltem fiapos porque podem estragar a peça.


Como vocês podem perceber a arte do mosaico não é tão barata, talvez por isso muitas pessoas optem por não fazer! Mas vale a pena, pois são peças que duram dezenas, centenas de anos se forem bem feitas, ficam lindas! É uma arte detalhista e que precisa de muita dedicação e planejamento prévio. Dificilmente uma pessoa termina uma peça no mesmo dia, mas ao mesmo tempo é um teste de paciência... Quando você termina a sua peça, vem a satisfação! É tão bom!!  Espero que as pessoas valorizem esta arte, pois são peças trabalhosas e delicadas. 

Vou ficando por aqui, pois já me estendi demais para este post e em breve falarei mais sobre como fazer Mosaico. =)


Espero que tenham gostado! Se gostou não deixe de curtir nossa página no Facebook clicando aqui!

Abraços!!!

4 comentários:

  1. Adorei a dica , gostaria de saber se posso usar esta tecnica em uma pia que fica no quintal, pois tive uma ideia muito legal, na minha cabeça, ela ira ficar linda,Acha que posso tendar ?

    meu email ( cidoka_amw@hotmail.com )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria! Obrigada pela visita! para colar os azulejos sobre a pia tem que usar cola especial aquelas que colam tudo que o tubo tem uns 30 cm de comprimento. e também tem que usar azulejos ou pastilhas de verdade. azulejos para mosaico são só para uso interno e riscam muito fácil. aconselho usar pastilhas ou azulejos de verdade!
      o rejunte é normal.
      beijos!

      Excluir
  2. olá Jaqueline tudo bem olha ta doendo minha cabecinha pois tenho aqui mais de cinco mil metros de azulejo tipo pastilha para vender e agora ?

    ResponderExcluir
  3. Adelino você pode vender estas pastilhas para fins de acabamento de construção, ou se forem muito coloridas, fazer mosaico com elas! Boa sorte!

    ResponderExcluir