20 janeiro 2013


Arte da Semana - Fazendo mosaico com pastilhas



Olá! Tudo bem com vocês? Espero que sim!

Quero apresentar para vocês a primeira peça que fiz mosaico, utilizando apenas uma bandeja de MDF, pastilhas “super-lisa” azul e branca, torquês de corte reto, cola branca, rejunte e uma esponja.



Geralmente todo mundo começa fazendo uma peça com pedacinhos de azulejo, ou com uma flor simples, porém quis começar por uma peça mais trabalhosa e geométrica para sentir o drama do mosaico! =)

Porém para você que quer fazer uma peça de mosaico, o melhor a fazer é planejar muito bem o desenho da peça antes de começar! Nesta primeira, como eu não tinha noção, não medi nem tracei os centros, e conforme fui fazendo, começou a ficar torto e vi que não daria para continuar. Descolei todas as pastilhas enquanto a cola estava molhada e percebi que antes de mais nada precisava planejar o que vai iria fazer antes de começar a fixar as pastilhas.

Então com o desenho em mãos, tracei os centros  marquei um ponto de partida (neste caso, o centro). Também verifiquei se havia pastilhas suficientes. Um erro muito comum é começar o trabalho e ver que não vai dar para acabar por falta “daquela” cor que faltou.

Para cortar as pastilhas o mais indicado é o torquês de roldanas, porque com ele você consegue cortar mais rápido e com maior precisão, e consequentemente não desperdiça material.

Foi muito difícil concluir esta peça, pois fazia no meu horário de almoço e demorei quase três semanas. Também o fato de não ter o torquês de roldanas fez com que eu perdesse muito tempo e não ficasse um corte perfeito das pastilhas, além de quebrar vááárias pastilhas sem conseguir cortar o  desenho desejado.

Outra questão também é o acabamento da peça. Acredito que não vale a pena fazer decoupagem pois irá competir com o mosaico. Então escolhi um azul bém próximo das cores da pastilha como fundo. (Infelizmente não achei uma cor idêntica à da pastilha azul, então tive que misturar dois tons) e chapisquei de um azul mais claro por fora e finalizei com verniz geral.
 






Bem este é o resultado, espero que gostem!
Abraços!!



2 comentários:

  1. Olá...no lugar do torques de roldana o que vc utilizou?

    ResponderExcluir
  2. Olá! utilizei somente o torques de corte reto!

    ResponderExcluir