02 novembro 2013


Como começar a fazer mosaico - Parte II

Gente já fiz um post de como começar a fazer mosaico Parte I, e hoje vou falar um pouco mais a fundo o que tenho aprendido de um ano para cá, após fazer aulas. Hoje tenho outra visão a respeito do mosaico e nem um dia sequer deixei de amar esta arte, e sim a cada dia mais apaixonada! Se você quer saber como começar do zero, aconselho você a ler a parte I antes de continuar... clique aqui para ir para a Parte I.



Bem primeiro vamos falar dos materiais básicos. Se você comprar ferramentas com marcas intermediarias a alguns materiais básicos, irá começar gastando em torno de 250 reais. Mas lembre-se, as ferramentas são instrumentos de trabalho e serão um investimento que você irá usar em todas as peças! Vale a pena!
  • Torques de roldana (preços de 50 a 200 reais)


No primeiro post falei que não necessariamente você precisava ter o torques de roldanas, mas hoje eu penso diferente. Ele é essencial para muitos cortes e não dá para cortar pastilhas e muitos cortes em azulejo sem ele. O torques de roldana ajuda a economizar material, pois ele tira pedaços precisos das pastilhas e azulejos. Dá para fazer mosaico sem ele, mas eu não aconselho porque estraga muito material.
  • Torques reto (preços de 50 a 200 reais) 


O torques reto faz o acabamento nas peças e faz formatos específico como flores e folhas, não da para fazer mosaico sem esta ferramenta, a não ser que seja todo material pré cortado. A marca brasileira mais cara e a Corneta, mas existem outras tão boas quanto e mais acessíveis.


  • Riscador (preços de 20 a 40 reais)
  • Cola Branca - (preços de 10 a 20 reais)
A cola não é a cola escolar, é a cola profissional, geralmente de rótulo azul. Já ouvi dizer que pessoas perderam trabalhos por usar uma cola inadequada, e com o tempo pode descolar tudo. Então aconselho usar cola de marca profissional. 
Para efeito de curiosidade, existem mosaicos que tem que utilizar a cola escolar, como o mosaico invertido, que depois vai ser colado do lado correto com argamassa, mas fora isso, tudo tem que ser com cola extra.

  • Verniz (preços de 60 a 80 reais 3,7l)

Toda peça de mosaico como bandejas ou peças que tem pintura próximo ao mosaico tem que ser envernizadas. Este é o grande segredo de manter a peça. Usa-se verniz para concreto aparente a base de agua ou verniz marítimo. Não são encontrados em lojas de artesanato, são de uso da construção civil, mas eles protegem a peça a ponto de conseguir limpá-la sem medo. Mosaico foi feito para durar centenas de anos e não dá para passar qualquer verniz na peça, inclusive aqueles que não aceitam limpeza.

Outro grande segredo é que em uma bandeja por exemplo, pintar e envernizar a peça antes de fazer o mosaico. Então na hora de rejuntar é só limpar o rejunte ou sujeira de cima da pintura e a peça estará ali como se tivesse acabado de pintar.
Se você pintar e envernizar a peça com o verniz errado antes de fazer o rejunte, capaz que danifique a pintura ou o verniz saia na limpeza.

Se você fizer o mosaico antes de pintar e envernizar a peça, na hora do rejunte a peça irá ficar toda suja e dará bastante trabalho para retirar toda a sujeira e pintá-la sem pegar tinta no mosaico ou no rejunte.

  • azulejos - (preços variados)

Não corte com torques azulejos grossos, pois dá tendinite, existem azulejos próprios para artesanato que são mais finos. Porém fazer mosaico com azulejo requer um pouco de habilidade, então aconselho começar fazendo peças de pastilha. 


  • pastilhas - (preços variados)


Nenhuma pastilha foi feita para fazer mosaico, mas todas podem ser utilizadas para tal fim. Eu acho que o trabalho com pastilhas é mais fácil e mais duradouro. Compre pastilhas a granel em lojas de artesanato, é melhor do que comprar em lojas de material de construção que vendem apenas a partir de 1 metro quadrado.


  • caixas de mdf, ou similar. - (preços variados)


Aconselho você que esta começando, fazer uma peça simples e com pastilhas, como bandejas, mandalas, etc. Cortar pastilhas não requer muita experiência, e uma vez que você aprendeu é só montar na peça.

  • Rejunte
 Escolha uma marca boa para não acontecer rachaduras no seu trabalho depois de pronto. Toda loja de material de construção sabe indicar as melhores marcas. A consistência do rejunte é de uma massa de bolo. Limpe com uma estopa quando tiver quase seco e depois com uma bucha úmida. Jamais deixe para limpar no outro dia! Começou tem que terminar, porque rejunte seco não sai mais.


Bem isso é um pouco do que eu aprendi no último ano fazendo mosaico, espero que gostem!

Beijos e até a próxima!




Um comentário:

  1. adorei seu post sobre o mosaico, quero começar a fazer algum projetinho rrsrrss

    ResponderExcluir